Como o marketing de incentivo ajuda no alcance de metas?

Pode acreditar: o simples reconhecimento do bom trabalho desempenhado pelos colaboradores já gera um retorno incrível. E simples também é o motivo para tudo isso: nada acontece se sua equipe não colabora. Nesse contexto é que surge o marketing de incentivo como estratégia-chave para atrair vendas e alavancar resultados.

Ações de marketing, investimentos em infraestrutura e incentivos à inovação podem se mostrar completamente ineficientes se as equipes não estiverem envolvidas no alcance dos resultados. Isso normalmente acontece ao projetar campanhas sem estudo ou planejamento, aumentando assim as chances das iniciativas não surtirem o efeito desejado.

Por isso, na hora de definir ações para o alcance das metas estabelecidas para sua empresa ou mesmo para seu setor, o primeiro passo consiste em dar atenção especial ao marketing de incentivo. Confira nosso post especial e entenda tudo sobre o assunto!

O conceito de marketing de incentivo

O marketing de incentivo é uma ferramenta composta por uma variedade de ações devidamente planejadas que visam motivar as equipes, estimulando-as ao alcance das metas propostas. Mas atenção: os benefícios do investimento em motivação estão longe de contribuir apenas para bons resultados! Por meio de uma energia psicológica que põe o colaborador em movimento, a motivação impulsiona o time, direcionando seu foco para a melhoria constante. A vitória vem como consequência.

Toda essa força começa de dentro para fora, com os fatores internos de cada um dos membros da equipe motivando mais que pressões, cobranças ou qualquer intervenção exterior consegue desmotivar. Por essas e outras, é preciso entender mais a fundo cada pessoa, a fim de encontrar as chaves que ativam essa sensação de comprometimento e busca constante.

Benefícios

Por mais que se olhe para um dos lados, a verdade é que a motivação beneficia (de uma forma extensa) a ambos: colaborador e empresa. O colaborador pode perceber esse desdobramento:

Na otimização do seu tempo de trabalho, uma vez que um funcionário motivado mantém o foco nas ações necessárias aos resultados que deseja obter;Na elevação da sua autoestima, já que passa a se sentir parte integrante da empresa, importante para executar seus planos, o que o estimula a buscar sempre mais destaque e reconhecimento;Em seu crescimento pessoal, para isso procurando meios de se desenvolver profissionalmente e ampliar as características que o tornam especial e valorizado;No seu relacionamento com o grupo, pois ele passa a interagir melhor e a trocar experiências positivas, obtendo e incentivando melhorias a partir daí.

 

Já a empresa consegue notar as consequências dessas ações:

No aumento da produtividade, pois o colaborador motivado fica naturalmente mais predisposto a seguir procedimentos e aproveitar melhor seu tempo de trabalho;Na redução dos custos operacionais, pois a motivação ajuda a alinhar processos e reduzir erros de execução que poderiam gerar retrabalhos e desperdícios;No comprometimento dos funcionários, que se sentem bem mais integrados à empresa e, por isso, assumem com gosto os desafios propostos;Na maior qualidade organizacional, pelo conjunto de todos os benefícios trazidos, garantindo resultados melhores e mais eficientes.


Resultados

Na prática, o marketing de incentivo anda de braços dados com os resultados. Companhias cujos funcionários sentem prazer em realmente vestir a camisa do time acabam tendo mais lucratividade.

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